sexta-feira, 5 de abril de 2013


Diversidade e Igualdade?

                                                                                               Gisele Cristina de Boucherville [i]                                Universidade Federal de Roraima

 

 

[...] quando me olho no espelho, em meus olhos olham olhos alheios; quando me olho no espelho não vejo o mundo com meus próprios olhos e desde o meu interior; vejo a mim mesmo com os olhos do mundo – estou possuído pelo outro.   BAKHTIN

 

Este artigo sobre Diversidade tenta entender o conceito dentro de alguns aspectos que se tornam essenciais para a compreensão da construção dessa concepção nas diferentes vertentes. Busca-se elucidação do termo em si, observando sua etimologia, averígua-se sobre Diversidade em termos filosóficos mesmo que superficialmente, entra na questão da Diversidade em termos sociológicos, culturais, biológicos, de gênero, ideológica, educacional, reflete sobre a raiz da homogeneidade das raças e das culturas humana e lança um olhar para a globalização relacionada à Diversidade.

               Para se falar em diversidade primeiramente é necessário entender a etimologia dessa palavra, o que é “diversidade”, do Latim DIVERTERE, “voltar-se em diferentes direções”, de DIS-, “para o lado”, mais VERTERE, “virar-se”. Assim entende-se que existem diversas direções dentro da diversidade. Direções essas colocadas em vários aspectos biológicos e culturais na vida humana. Não é difícil entender essa palavra, mas vivencia-la é bem complexo no sentido de aceitar as diferenças.

                Sendo assim através deste artigo  permite-se um olhar nas diversas direções e uma percepção das ações criadas pelo ser humano e também de suas articulações no sentido de em tempos diversos se utilizar da diversidade para a própria sobrevivência física da espécie e em outros tempos sufocar essa diversidade em nome de um modelo de sociedade e de economia que deram origem ao mundo ocidental.

                Até onde queremos entender a Diversidade?



[i] Gisele Cristina de Boucherville- Professora efetiva da Universidade Federal de Roraima-UFRR, atualmente é a coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo de Roraima - LEDUCARR é pesquisadora PIBID na área da diversidade atuando com os alunos do LEDUCAR no interior de Roraima. É professora da Especialização em Educação a Distancia da UFRR e coordenadora do curso de extensão EJA- SECADI. http://lattes.cnpq.br/0056275419408245

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