UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
PLANO DE ENSINO |
CRÉDITOS |
CÓDIGO
|
DISCIPLINA
|
CARGA HORÁRIA
|
04
|
PE407
|
Filosofia da Educação I
|
60h
|
PRÉ-REQUISITO
|
CENTRO
|
SEMESTRE LETIVO
|
P ROFESSOR
|
CEDUC
|
2012.2
|
Gisele Cristina de Boucherville
|
EMENTA
|
Abordagens conceituais de Filosofia e Filosofia da Educação. A educação e a apropriação do conhecimento. As formas de apropriação da realidade por meio do conhecimento. Caracterização e reflexão sobre a concepção de homem e suas múltiplas relações com a escola, Estado e sociedade nos períodos moderno e contemporâneo. Fundamentos fillosóficos que explicam a atividade pedagógica como práxis social.
|
OBJETIVOS
|
Identificar o objeto de estudo da Filosofia; Conhecer as principais teorias e teóricos da Filosofia e seus estudos relacionados ao conhecimento/saber; Conhecer os processos de pensamento que a partir das teorias desenvolvidas estão formando as mentes e as massas.
|
CONTEÚDOS |
UNIDADE 1. A HISTORIA DA FILOSOFIA
1.1. A perspectiva histórica
1.2. A linha do tempo dos pensadores
UNIDADE 2. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
2.1. O que é?
2.2. Para que serve?
2.3. Aplicações
|
METODOLOGIA DE ENSINO
|
Os conteúdos serão desenvolvidos mediante: aulas expositivas; leitura e análise dos textos sugeridos; discussão em grupos; exposição de slides, videos e filmes.
|
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
|
Serão desenvolvidas duas modalidades de avaliação: avaliação discente e docente/da disciplina.
A avaliação discente será desenvolvida mediante uma avaliação escrita, correspondentes a 40% da média final. Participação realizadas pelos alunos ao longo de todo o semestre, correspondentes a 20% da média final e Seminário, correspondente a 40% da média final.
A avaliação docente/da disciplina ocorrerá mediante aplicação de questionário próprio elaborado para tal fim, ao final do semestre letivo.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 26 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1990.
SEVERINO, A. Joaquim. Filosofia da Educação, Constrindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994
Complementar:
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1989.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. O professor e o combate à alienação imposta. São Paulo: Cortez, 1989. (Coleção Polêmicas do nosso tempo, v 34)
CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2004
|
________________________________________ _______________________________________
Profª Gisele Cristina de Boucherville Coord. Graduação
Graduação / Ensino / historia da filosofia I / Plano de ensino / nov. 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário